terça-feira, 22 de junho de 2010
Assaltos, crimes... Violência em Casa Forte
Lazer - Plaza Shopping
Quem nunca foi comprar ou apenas passear no Plaza?
Ele foi inaugurado em 1998 (tem apenas 12 anos), mas é a opção de muitas pessoas quando o assunto é se divertir, principalmente pessoas de classe alta.
Em 2002, passou por uma reforma, melhorando seu interior e em 2006, o edifício garagem foi construído, melhorando ainda mais a visitação (pois as vezes , a falta de vagas para os carros fazia com que as pessoas não fossem para lá).
Em 2007, expandiu ainda mais seu interior, pois com o local que era a garagem fez mais lojas, uma grande praça de alimentação e um cinema com 5 salas, muito confortáveis.
Hoje, aproximadamente 20.000 vão para Plaza por dia, comprar e se divertir!
Localizando Casa Forte
terça-feira, 15 de junho de 2010
Saúde em Casa Forte
HOSPITAL:
- Hospital infantil Maria Lucinda (Parnamirim)
- CTCI Centro de Terapia e Cuidados Intensivos (rua Edson Álvares)
- Hospital de Olhos Santa Luzia (Estrada do Encanamento)
- Posto de Saúde na Estrada do Arraial (Casa Amarela)
Bom, pelo visto Casa Forte precisa ainda de um "reforço" na área de saúde. O governo poderia colocar mais hospitais publicos lá! E nos que já existem, o governo poderia melhorá-los!
Um pouco mais sobre a história de Casa Forte!
Você já ouviu falar da batalha de Casa Forte? Abaixo vamos explicar um pouco sobre ela:
O combate que aconteceu no dia 17 de agosto de 1645, que ficou conhecido como batalha de Casa Forte, por acontecer em Casa Forte. Foi uma das mais importantes vitorias pernambucanas contra o governo Holandês.
Depois da derrota na batalha das tabocas, a tropa holandesa voltou para o Recife e acampou no engenho Casa Forte, que pertencia a Anna Paes. No dia 16 de agosto, foi mandado o major Carlos Blaer para revistar as casas do povoado da várzea, onde viviam famílias de chefes revolucionários pernambucanos, e prender suas mulheres. No mesmo dia, ele retornou com as prisioneiras .
Quando o exército pernambucano soube, foi logo socorrer as mulheres pernambucanas. Atravessaram o rio Capibaribe e chegaram no engenho Casa Forte na manhã do dia 17 de agosto. Pegos de surpresa os holandeses foram para a casa grande, e colocaram as mulheres na janela aberta como reféns. O chefe das tropas pernambucanas pensando que aquilo fosse um sinal de troca mandou um emissário para negociar com os holandeses, mas ele foi morto covardemente.
Os pernambucanos revoltados “esqueceram” que as mulheres estavam dentro da casa e a incendiaram. Cercados e sufocados pela fumaça os holandeses desistiram e mostraram a bandeira branca como sinal de rendição.
*O nome Casa Forte teve origem com a Batalha de Casa Forte, pois a casa grande onde as mulheres ficaram, ficou conhecida como Casa Forte, nome que durou até os dias de hoje.*
OBS: Hoje é o jogo do Brasil!!! Todos na torcida!!
Casa Forte
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Festa da Vitória Régia
Todo ano, em novembro, acontece na Praça de Casa Forte, a tradicional Festa da Vitória Régia!
Ano passado foi a 31ª edição da festa, homenageando o centenário de Burle Marx e cerca de 60 mil pessoas foram aguardadas. Nela, há várias brincadeiras para as crianças, comidas, bandas e shows regionais, como o pastoril.
Ano passado, o Bom Dia Pernambuco exibiu uma entrevista com o diretor da festa, Padre Edwaldo Gomes no dia 06 de novembro. Nessa entrevista, o Padre disse: “A festa tem o objetivo de congregar o povo, criar laços de amizade em uma cidade que tem fama de violência. São 31 festas que começam e terminam em tranquilidade. Têm sido momentos muito felizes para a gente, além de tudo ajudando 320 crianças".
O que o padre disse, é a absoluta verdade, pois pessoas, não só do Recife, vão para essa festa para se divertir e no final, ajudam crianças!
fonte: http://pe360graus.globo.com
Hiper Bompreço
Quem nunca comprou no Bompreço, especialmente no de Casa Forte, a famosa rede de supermercados? Aí segue a história desse supermercado:
A empresa chegou em Recife dia 02 de junho de 1966 e o primeiro supermercado foi em Casa Amarela.
Hoje, a rede de lojas do Bompreço, conta com 118 lojas em 9 estados do Nordeste: Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Educação no bairro
Bom, aí
estão algumas escolas públicas e particulares de Casa Forte. Percebemos que quem mora lá não tem problema no quesito de educação, mas poderiam se investir em mais escolas públicas não acha? Esperamos que o governo implante novas escolas para crianças que não tem condições para pagar uma escola particular.
- Colégio Casa Forte (Praça de Casa Forte. 548)
- Colégio NAP (Praça de Casa Forte, 52)
- Escola Mater Christi (Avenida 17 de Agosto, 1872)
- Escola José Vilela (Estrada do Encanamento, 227)
- Sagrada Família (Rua de Casa Forte) - na foto
- Colégio Ethos
- Centro Escolar Carochinha
- Colégio 17 de Agosto
Esse ano, na copa, a campanha é " 1 GOAL: EDUCATION FOR ALL". Esse é o verdadeiro gol que todos querem: EDUCAÇÃO PARA TODOS!
terça-feira, 8 de junho de 2010
Casa Forte
Oi, estamos de volta! Vamos falar um pouco sobre Casa Forte, que é o nosso tema no Projeto Cidade (como disse na na postagem anterior)! Bom, aí vai um texto sobre a história do bairro:
O engenho ficava na margem esquerda do Rio Capibaribe, usado para armazenar e transportar as mercadorias. Ele (o engenho) também teve muitos nomes como: Jerônimo Gonçalves, Isabel Gonçalves, Dona Anna Paes, Tourlon, Nassau, de With e a partir de 1645, foi chamado de Casa Forte."
Casa Forte tem 4.475 habitantes que moram num espaço de 57,1 hectares. Tem a segunda maior renda per capita do Recife, perdendo só para a Jaqueira.
Aguardem mais postagens! bjoss
OBS: A imagem é da Praça de Casa Forte!
"Eu sou mameluco, sou de Casa Forte"