terça-feira, 19 de outubro de 2010

Já ouviu falar na... Vila do Vintém?!

Pra quem não sabe, a Vila do Vintém é uma comunidade que se localiza no bairro de Casa Forte. Ela se localiza atrás do famoso Shopping Plaza e perto do Bompreço.

Fizemos algumas entrevistas com moradores e, no geral, eles disseram que:

- A segurança é boa, mas ocorrem assaltos;

- A coleta, segundo uns é boa, porém para a maioria ela é ruim (há lixo na frente do trabalho, o que atrapalha a vinda de clientes);

- Todos os entrevistados moram e trabalharam em Casa Forte;

- A área da saúde não é muito boa, pois não muitos hospitais perto da área;

- O transporte público é bom, possibilitando a ida e vinda dos moradores para outros lugares;

- Com o chegada do Plaza, a comunidade melhorou em muitos pontos, como segurança e a vinda de mais clientes.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Doença de Alzheimer


O dia 21 de setembro é considerado o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Em Casa Forte, na praça, há momentos de conscientização com idosos e várias oficinas e palestras. A área que é utilizada para esses momentos e atividades é disponibilizada pelo Padre Edvaldo da Igreja de Casa Forte.


Fizemos perguntas para a Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Carla Núbia Borges. Ela nos disse que os idosos que participam não moram apenas em Casa Forte, mas também em outros bairros, principalmente os mais ricos. Também o número desses idosos em Casa Forte é grande por ele ser um local antigo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Xô mosquito!!

Hoje estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante dentro da área de saúde: a dengue. Estamos em um período de chuva aqui no Recife.
E o que a chuva tem haver com a dengue? A água da chuva acumulada é o local perfeito para a reprodução do mosquito da dengue, também conhecido como Aedes Aegypti, e assim ficamos mais vulneráveis a esses mosquitos, já que eles estão em mais quantidade.
Mas afinal, o que podemos fazer para solucionar esse problema? A solução é simples. A melhor forma de combater a dengue é combatendo os focos de acumulo de água. Para isso, é importante não acumular água em pneus, garrafas de água, vasos de planta, tambores, lixeiras e outros.



terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mais de saúde ;)


Com Pernambuco passando por uma crise na saúde, o Governo anunciou a construção de 10 Unidades de Pronto Socorro (UPAs).



As UPAs são abertas 24h e com especialidade em Pediatria, Clínica Médica e Ortopedia. A sua construção foi feita com intenção de "desafogar" os hospitais públicos. Muitas delas se localizam em locais estratégicos, onde a área de saúde é precária e precisa de "apoio".


Elas tem capacidade de atendimento de 500 pessoas por dia, com resolução de 95% dos casos (apenas 5% dos casos precisarão de um atendimento mais avançado em hospitais maiores). Também cada UPA contém uma ambulância a disposição para casos de emergência ou transferência para outro hospitais.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Interligando Casa Forte e o Recife

Em Casa Forte, percebemos a presença de inúmeras linhas de ônibus, que conectam esse bairro a vários pontos da cidade do Recife. Isso é importante, pois nem todas as pessoas têm condições de se locomover com um carro ou uma moto, já que parte da população desse bairro é de classe média e baixa. E não só por isso, pois o uso de transportes públicos como ônibus e metrôs diminui bastante a quantidade de carros nas ruas. As linhas de ônibus abaixo passam por Casa Forte, elas não saem de lá e sim de outros bairros, além de se dirigirem geralmente para o centro da cidade, ligando o subúrbio com o centro.


Ônibus em Casa Forte:

Casa Amarela / Nova torre;
• Dois irmãos / Rui Barbosa;
• Alto Santa Isabel;
• Alto do Mandú;
• Estrada dos remédios;
• Macaxeira / Parnamirim;
• Sitio dos Pintos / Dois Irmãos;
• Sitio dos Pintos /Imip (Joana bezerra);
• Casa amarela / CDU.

Para quem prefere outros tipos de transporte, Casa Forte oferece varias opções de pontos de táxi, que podem ser encontrados nas devidas localizações:



• Shopping Plaza;
• Hiper Bompreço;
• Praça de Casa Forte e Jornalista F. Pessoa de Queiroz.




Fonte: http://www.onibusrecife.com.br/

Consumo e influência da mídia


Antes de comprar qualquer coisa, pergunte para você mesmo:

a) Eu realmente preciso disso?

b) Será que eu tenho dinheiro para comprar?

c) E eu QUERO isso? Ou é só porque a mídia me fez querer??



Em Casa Forte a renda média mensal é de R$ 4.002,59 . Ou seja, em um dos bairros de classe alta do Recife, a renda média não podia ser menor. Mas, será que já paramos para pensar no que consumimos/ compramos?

Hoje, a mídia faz de tudo para atrair consumidores para comprar, porque afinal, ela também lucra em cima disso. A influência dela sobre as pessoas, principalmente sobre os adolescentes é enorme. Mas por que isso acontece?

Os adolescentes hoje são um público alvo para muito empresários, pois eles estão em uma fase de incertezas e inseguranças, assim fica facil de influencia-los. Você já reparou na quantidade de produtos/ linhas para esse tipo de pessoa?

Como já falamos, estamos numa fase onde ficamos "separados dos pais", e precisamos de um apoio, que são os amigos. Nesse grupo de amigos, todos tem um jeito parecido de pensar, e esse jeito é o que segue a tendência. E se você não segue essa tendência, acaba sendo "excluído" do grupo, fazendo com que você seja "obrigado"a seguir os padrões da mídia. E você não quer ser o excluído, quer??

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lixo?? é coisa séria!


Em Casa Forte e bairros vizinhos, como Parnamirim, o caminhão do lixo passa aos sábados, terças e quintas feiras. Mas, no começo do ano, houve uma pequena greve, na qual a Coleta de Lixo não aconteceu. Consequência: Lixo acumulado, mais precisamente 1200 toneladas, nas ruas da cidade, inclusive em Casa Forte.
Na época, Carlos Muniz, diretor da Emlurb, falou que aquilo era só um “atraso”, não uma pequena greve. E, com isso, podemos concluir que a Coleta de Lixo é muito importante para nós e que alguns dias sem ela, nossa cidade acumula bastante lixo.
Além disso, não é só a coleta de lixo que deve cuidar do lixo da cidade, nós moradores podemos ajudar, separando-o em casa para levar para centros de reciclagem, pois não é só a coleta que tem que cuidar do Recife. Nós também podemos cuidar dele!
O Diário de Pernambuco teve conhecimento de uma importante notícia: A Emlurb pretende ampliar o número de bairros da Coleta, de 19 para 43. E também a coleta de lixo orgânico, acontecerá dia sim dia não. Infelizmente, não sabemos quando isso irá acontecer, mas ficamos felizes com a noticia!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Assaltos, crimes... Violência em Casa Forte


Casa Forte é um bairro muito agradável, mas também é um bairro muito violento. Nele, há vários assaltos, e muitas vezes, assaltos seguidos de homicídios.
Os índices de violência vem crescendo muito. As pessoas ficam com medo de sair de casa, com medo de serem assaltadas. Hoje, até mesmo em supermercados e shoppings não há segurança. Como um dos nossos comentarista (Pedro) disse, já houve assaltos em lojas, supermercados e bancos.

Mas que medidas devem ser tomadas? O Governo deveria tomar as rédeas nesse projeto de melhorar a segurança de Casa Forte e de todo o Recife, investindo em mais delegacias e guaritas. Também investir em seguranças nas ruas mais necessitadas e em locais públicos onde há visitação de muitas pessoas, como praças, parques, etc.


*Quem tiver mais soluções, postar nos comentários por favor.*

Lazer - Plaza Shopping


Quem nunca foi comprar ou apenas passear no Plaza?

Ele foi inaugurado em 1998 (tem apenas 12 anos), mas é a opção de muitas pessoas quando o assunto é se divertir, principalmente pessoas de classe alta.

Em 2002, passou por uma reforma, melhorando seu interior e em 2006, o edifício garagem foi construído, melhorando ainda mais a visitação (pois as vezes , a falta de vagas para os carros fazia com que as pessoas não fossem para lá).

Em 2007, expandiu ainda mais seu interior, pois com o local que era a garagem fez mais lojas, uma grande praça de alimentação e um cinema com 5 salas, muito confortáveis.

Hoje, aproximadamente 20.000 vão para Plaza por dia, comprar e se divertir!

Localizando Casa Forte

Nesse vídeo podemos chegar em Casa Forte através do google earth, seguindo passo a passo sua localização no mundo.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Saúde em Casa Forte


HOSPITAL:

- Hospital infantil Maria Lucinda (Parnamirim)

- CTCI Centro de Terapia e Cuidados Intensivos (rua Edson Álvares)

- Hospital de Olhos Santa Luzia (Estrada do Encanamento)

- Posto de Saúde na Estrada do Arraial (Casa Amarela)


Bom, pelo visto Casa Forte precisa ainda de um "reforço" na área de saúde. O governo poderia colocar mais hospitais publicos lá! E nos que já existem, o governo poderia melhorá-los!

Um pouco mais sobre a história de Casa Forte!

Você já ouviu falar da batalha de Casa Forte? Abaixo vamos explicar um pouco sobre ela:

O combate que aconteceu no dia 17 de agosto de 1645, que ficou conhecido como batalha de Casa Forte, por acontecer em Casa Forte. Foi uma das mais importantes vitorias pernambucanas contra o governo Holandês.

Depois da derrota na batalha das tabocas, a tropa holandesa voltou para o Recife e acampou no engenho Casa Forte, que pertencia a Anna Paes. No dia 16 de agosto, foi mandado o major Carlos Blaer para revistar as casas do povoado da várzea, onde viviam famílias de chefes revolucionários pernambucanos, e prender suas mulheres. No mesmo dia, ele retornou com as prisioneiras .

Quando o exército pernambucano soube, foi logo socorrer as mulheres pernambucanas. Atravessaram o rio Capibaribe e chegaram no engenho Casa Forte na manhã do dia 17 de agosto. Pegos de surpresa os holandeses foram para a casa grande, e colocaram as mulheres na janela aberta como reféns. O chefe das tropas pernambucanas pensando que aquilo fosse um sinal de troca mandou um emissário para negociar com os holandeses, mas ele foi morto covardemente.

Os pernambucanos revoltados “esqueceram” que as mulheres estavam dentro da casa e a incendiaram. Cercados e sufocados pela fumaça os holandeses desistiram e mostraram a bandeira branca como sinal de rendição.

*O nome Casa Forte teve origem com a Batalha de Casa Forte, pois a casa grande onde as mulheres ficaram, ficou conhecida como Casa Forte, nome que durou até os dias de hoje.*

OBS: Hoje é o jogo do Brasil!!! Todos na torcida!!

Casa Forte

Um video sobre o bairro de Casa Forte. Com seus principais pontos para visitação e como eles se ligam.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Festa da Vitória Régia


Todo ano, em novembro, acontece na Praça de Casa Forte, a tradicional Festa da Vitória Régia!

Ano passado foi a 31ª edição da festa, homenageando o centenário de Burle Marx e cerca de 60 mil pessoas foram aguardadas. Nela, há várias brincadeiras para as crianças, comidas, bandas e shows regionais, como o pastoril.

Ano passado, o Bom Dia Pernambuco exibiu uma entrevista com o diretor da festa, Padre Edwaldo Gomes no dia 06 de novembro. Nessa entrevista, o Padre disse: A festa tem o objetivo de congregar o povo, criar laços de amizade em uma cidade que tem fama de violência. São 31 festas que começam e terminam em tranquilidade. Têm sido momentos muito felizes para a gente, além de tudo ajudando 320 crianças".

O que o padre disse, é a absoluta verdade, pois pessoas, não só do Recife, vão para essa festa para se divertir e no final, ajudam crianças!

fonte: http://pe360graus.globo.com


Hiper Bompreço


Quem nunca comprou no Bompreço, especialmente no de Casa Forte, a famosa rede de supermercados? Aí segue a história desse supermercado:

- A famosa rede de lojas começa em 1935, com uma mercearia que vendia diversas coisas úteis para a população, em Ribeirópolis – SE.

A empresa chegou em Recife dia 02 de junho de 1966 e o primeiro supermercado foi em Casa Amarela.

Hoje, a rede de lojas do Bompreço, conta com 118 lojas em 9 estados do Nordeste: Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Educação no bairro


Bom, aí

estão algumas escolas públicas e particulares de Casa Forte. Percebemos que quem mora lá não tem problema no quesito de educação, mas poderiam se investir em mais escolas públicas não acha? Esperamos que o governo implante novas escolas para crianças que não tem condições para pagar uma escola particular.

- Colégio Casa Forte (Praça de Casa Forte. 548)

- Colégio NAP (Praça de Casa Forte, 52)

- Escola Mater Christi (Avenida 17 de Agosto, 1872)

- Escola José Vilela (Estrada do Encanamento, 227)

- Sagrada Família (Rua de Casa Forte) - na foto

- Colégio Ethos

- Centro Escolar Carochinha

- Colégio 17 de Agosto

Esse ano, na copa, a campanha é " 1 GOAL: EDUCATION FOR ALL". Esse é o verdadeiro gol que todos querem: EDUCAÇÃO PARA TODOS!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Casa Forte


Oi, estamos de volta! Vamos falar um pouco sobre Casa Forte, que é o nosso tema no Projeto Cidade (como disse na na postagem anterior)! Bom, aí vai um texto sobre a história do bairro:

"A origem do bairro se dá ao Engenho de Casa Forte, que criado por Diogo Gonçalves, no século XVI, que foi uma doação de Duarte Coelho, donatário das Capitanias de Pernambuco.

O engenho ficava na margem esquerda do Rio Capibaribe, usado para armazenar e transportar as mercadorias. Ele (o engenho) também teve muitos nomes como: Jerônimo Gonçalves, Isabel Gonçalves, Dona Anna Paes, Tourlon, Nassau, de With e a partir de 1645, foi chamado de Casa Forte."

Casa Forte tem 4.475 habitantes que moram num espaço de 57,1 hectares. Tem a segunda maior renda per capita do Recife, perdendo só para a Jaqueira.

Aguardem mais postagens! bjoss

OBS: A imagem é da Praça de Casa Forte!

"Eu sou mameluco, sou de Casa Forte"


terça-feira, 25 de maio de 2010

OBJETIVOS

Sejam bem vindos ao nosso blog!

Nós somos os Mamelucos do Recife!! Somos da 7ª B da Colégio Apoio - Recife. Nosso grupo é formado por: Alice Cysneiros, Bruna Rocha, Júlia Smith, Pedro Jorge e Pedro Mendonça.

E estamos aqui para falar sobre a nossa linda cidade, destacando o bairro de Casa Forte. Colocaremos aqui as nossas pesquisas, trabalhos, imagens e conclusões sobre o que aprenderemos nesse tempo de trabalho! Esperamos que vocês aprendam mais sobre um dos bairros onde muitas pessoas residem.

Contamos com a ajuda *e curiosidade* de vocês!!

"Eu sou Mameluco, sou de Casa Forte..." bjoss